terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Há um "prazo de validade" para exames de proficiência?



De modo geral, os exames de proficiência não estabelecem um prazo de validade para seus certificados, o que pode passar a impressão de que aquele resultado é "para sempre", como um diploma escolar. Não é bem assim. 

Em primeiro lugar, por se tratar de uma competência variável e não de um conteúdo estático, o domínio de uma língua estrangeira precisa ser reavaliado periodicamente.

Por exemplo, se uma pessoa tiver prestado
um exame de proficiência aos 20 anos de idade e decide aos 30 fazer uma pós-graduação ou participar de um processo seletivo, é claro que depois de um intervalo tão longo não é possível afirmar que o seu nível continua semelhante ao da época do primeiro exame.

Como não é possível analisar o histórico de cada um para saber se uma pessoa tem estudado ou mantido contato com o idioma, só uma avaliação recente poderá informar com precisão o nível de proficiência atual. De qualquer modo, cabe à instituição requisitante determinar (ou não) um prazo de validade para aceitação de certificados obtidos anteriormente.A recomendação é, portanto, estar sempre preparado para novas avaliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário