segunda-feira, 23 de maio de 2016

Alguns cursos exigem um idioma no mestrado e outro no doutorado. Outros cursos exigem o mesmo idioma para ambos. Qual o critério para a definição do idioma?


De modo geral, quando há exigência de idiomas diferentes do mestrado para o doutorado, uma das línguas normalmente é o inglês e a outra pode variar de curso para curso, dependendo da bibliografia específica da área e nas relações históricas, culturais e afetivas com o idioma. 

Muitos cursos identificam, no entanto, que praticamente todas as leituras que seus alunos terão que fazer serão em inglês e, portanto, exigem a língua inglesa tanto para o mestrado quanto para o doutorado - com ou sem diferenciação de critérios.

A diferenciação pode ser feita na pontuação mínima exigida (“X” no mestrado e “X+20%” no doutorado) ou nas habilidades (leitura no mestrado e leitura+escrita no doutorado, por exemplo).  

Uma maior exigência do mestrado para o doutorado incentiva os alunos a continuar aprimorando o inglês, pois percebem que no doutorado terão que ter um domínio superior ao que tinham quando ingressaram no mestrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário