sábado, 18 de junho de 2016

Por que nenhum exame de proficiência permite o uso de dicionários?

 Resposta: porque o uso de dicionários pode atrapalhar mais que ajudar em avaliações. Vamos entender os motivos:

Inferir o sentido de palavras e expressões com base no contexto é uma habilidade fundamental no uso de uma língua estrangeira. Ao ler um texto, por exemplo, ativamos nosso conhecimento de mundo e raciocínio lógico para criar e testar hipóteses que levem à compreensão do texto.


Por isso, a permissão do uso de dicionários em exames de proficiência pode fazer com que muitos exagerem nas consultas aos verbetes e, com isso, desperdicem o tempo que poderiam melhor utilizar buscando responder as questões. Veja algumas reações típicas quando o aluno se depara com palavras desconhecidas, familiares ou conhecidas em um exame: 

Palavras desconhecidas: Sem um dicionário, tentamos compreender uma palavra desconhecida pelo contexto ou simplesmente a ignoramos. Com um dicionário, nos sentimos obrigados a consultá-lo. E isso leva tempo, pois geralmente há mais de uma opção de sentido. 

Palavras familiares: Sem um dicionário, confiamos no que achamos que a palavra significa e usamos o contexto para conferir se faz sentido. Com um dicionário, achamos mais seguro fazer uma consulta, “só para ter certeza”. E mais tempo precioso é gasto. 

Palavras conhecidas: Sem um dicionário, confiamos no que sabemos. Com um dicionário, mesmo o que sabemos pode gerar insegurança: “Deixa eu conferir se é isso mesmo”. E, mais uma vez, tempo é desperdiçado. 

Outro ponto interessante é a tendência de muitos alunos a se preparar menos para a avaliação quando sabem que o uso de dicionários é permitido. 

O dicionário é uma ferramenta importante para qualquer pessoa que utiliza ou estuda uma língua (estrangeira ou materna), mas deve ser uma ferramenta de apoio, sem que exista uma relação de dependência. 

PORTANTO, ao contrário do que muitos imaginam, permitir o uso de dicionários pode ser mais prejudicial do que benéfico ao processo de avaliação. É por isso que nenhum exame de proficiência permite seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário